Skip to content

Os Efeitos Poderosos do Sono: Imunidade, Memória e Estresse com a Dra. Erika Tavares, Neurologista em Jaraguá do Sul

Erika Tavares
27/05/20255 minutos de leitura
Dra. Erika Tavares, neurologista em Joinville, Jaraguá do Sul, Pomerode, Blumenau, Florianópolis. Saúde cerebral

O sono atua como um reforço imunológico natural. Neste período, o corpo produz citocinas – pequenas proteínas que têm um papel fundamental na comunicação do sistema imunológico e na regulação de várias funções biológicas através da sinalização. As citocinas também têm como alvo infecções e inflamações, criando uma resposta imune para ajudar a combater doenças e infecções.

Quando sofremos com insônia ou privação de sono, o corpo produz menos citocinas. Muitos estudos mostram que níveis desequilibrados de citocinas podem contribuir significativamente para o avanço de doenças autoimunes e infecciosas.

Um estudo recente mostrou que os participantes que conseguiram dormir uma noite inteira registraram níveis mais altos de ativação das células T em comparação com os participantes que não dormiram o suficiente. Ao mesmo tempo, a privação do sono impede as células T de responderem com eficiência – e torna mais difícil para o organismo lutar contra doenças.

Dra. Erika Tavares, neurologista em Joinville, Jaraguá do Sul, Pomerode, Blumenau, Florianópolis. Saúde cerebral Sono

As células T são glóbulos brancos que desempenham um papel crítico na resposta do sistema imunológico a certos patógenos. Sua ativação é um passo importante na maneira como o corpo lida com invasores, com as células T atacando e destruindo células portadoras de vírus e bactérias, por exemplo. No entanto, é necessária uma boa noite de sono para que as células T funcionem da melhor maneira possível.

Como os dados mostram, a privação do sono torna o corpo menos resiliente, afetando tanto a prevenção quanto o enfrentamento de ameaças. Isso torna o sono de qualidade todas as noites recomendável para a manutenção de um corpo saudável. No caso de pessoas resfriadas, o descanso é uma ferramenta natural e instintiva para o corpo reduzir o estresse e acelerar sua reparação.

A Influência do Sono na Plasticidade Cerebral e Memória

A formação da memória depende da “plasticidade” do cérebro (capacidade de modificar sua organização estrutural e funcionamento em resposta a estímulos). De fato, agora existem muitos dados descrevendo a plasticidade cerebral dependente do sono em vários níveis, complementando as evidências de mudanças no comportamento ligadas ao sono.

Dra. Erika Tavares, neurologista em Joinville, Jaraguá do Sul, Pomerode, Blumenau, Florianópolis. Saúde cerebral Sono

O aprendizado motor também está associado a uma reorganização da memória em larga escala em várias regiões do cérebro, permitindo que movimentos motores qualificados sejam executados mais rapidamente, com mais precisão e mais automaticamente após o sono. Essas descobertas têm implicações importantes para a compreensão da base cerebral de aperfeiçoamento das habilidades da vida real e também podem significar um papel potencial para o sono na reabilitação após danos cerebrais.

Os Efeitos do Estresse no Sono: O Papel do Cortisol

O cortisol é considerado o principal hormônio do estresse do corpo. E, como quase todos os hormônios, o cortisol tem um ritmo diário de 24 horas. O cortisol começa a aumentar gradualmente na segunda metade da noite de sono, acelera ao acordar e atinge o pico às 9 horas. A partir desse momento, o cortisol diminui gradualmente ao longo do dia, atingindo seus níveis mais baixos por volta da meia-noite. A atividade do eixo HPA (hipotálamo-pituitária-adrenal), que estimula e produz cortisol de maneira inversa à melatonina, reduz seus níveis mais baixos à noite, bem na hora de dormir.

Dessa forma, o cortisol desempenha um papel crítico nos ciclos de vigília/sono: estimulando a vigília pela manhã, continuando a manter a atenção durante o dia, diminuindo gradualmente para permitir que a unidade de sono interna do corpo e outros hormônios – incluindo adenosina e melatonina – aumentem e ajudem a trazer o sono.

Quando a pessoa tem estresse crônico, ela tende a manter os níveis de cortisol aumentados durante o dia todo, inclusive à noite. Isso inibe a liberação da melatonina, o que leva a uma deterioração na qualidade do sono. A Dra. Erika Tavares, neurologista em Jaraguá do Sul, pode ajudar a identificar e tratar problemas de sono relacionados ao estresse.

Parâmetros de Qualidade do Sono: Mais Que Apenas Horas

O sono pode ser descrito como uma construção multidimensional. Assim como a atividade física pode ser avaliada em termos de frequência, intensidade, tempo e tipo, o sono também pode ser descrito em termos de duração, qualidade, tempo e variabilidade.

Estudos apontam que cada característica do sono tem um efeito importante e único sobre a saúde, da mesma forma que diferentes características da atividade física contribuem para os resultados da saúde.

Mas, para obter essas recompensas, é preciso fazer mais do que apenas evitar a insônia e somar horas. É preciso determinar se o sono é de uma qualidade suficientemente alta e, para isso, convém acompanhar esses três fatores críticos:

  • Sono versus Tempo na Cama: O sono de alta qualidade é definido, em parte, por estar adormecido pelo menos 85% do tempo em que se está na cama. Isso significa limitar o uso do laptop e interromper a exibição de TV na cama, pois essas atividades podem dificultar o relaxamento e o sono à noite.

  • Adormecer Rapidamente: Especialistas dizem que a capacidade de adormecer em 30 minutos ou menos é uma boa indicação de que a qualidade de sono é alta.

  • Acordar Apenas Uma Vez: O hábito de acordar várias vezes durante a noite pode deteriorar a qualidade do sono. Assim, quanto menos vezes ele for interrompido para idas ao banheiro ou similares, melhor.

Para qualquer dúvida sobre a qualidade do seu sono e seus impactos na saúde neurológica e geral, a Dra. Erika Tavares, neurologista em Jaraguá do Sul, está à disposição para uma avaliação.

Dra. Erika Tavares, neurologista em Joinville, Jaraguá do Sul, Pomerode, Blumenau, Florianópolis. Saúde cerebral

Agende sua consulta agora com a Dra. Erika Tavares em Jaraguá do Sul e inicie o seu tratamento.

saúde mental
sono

Posts recentes