A enxaqueca é uma das condições neurológicas mais incapacitantes do mundo. Estima-se que 14% da população globalseja afetada, especialmente as mulheres, que têm 4 vezes mais chances de desenvolver a doença. Segundo o Global Burden of Disease Study, desde 2019, a enxaqueca ocupa o 2º lugar entre as doenças mais incapacitantes, e o 1º lugar entre as mulheres jovens.
Enxaqueca: mais do que uma dor de cabeça
A enxaqueca é uma condição neurológica crônica e complexa, que vai muito além da dor. Caracteriza-se por crises recorrentes de dor de cabeça latejante, geralmente de forte intensidade, que podem durar de algumas horas a dias. Os sintomas associados incluem:
- Náuseas e vômitos
- Sensibilidade à luz, sons e cheiros
- Fadiga e irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Tontura e necessidade de repouso absoluto
A maioria das pessoas não sabe que enxaqueca é uma doença tratável, e que não deve ser enfrentada apenas com analgésicos — especialmente quando a dor se torna frequente.
Por que a enxaqueca é mais comum em mulheres?
A explicação está nos hormônios femininos. Durante a puberdade, com o início dos ciclos menstruais, a incidência da dor de cabeça aumenta, sendo três vezes mais comum nessa fase da vida. A queda de estrogênio no período pré-menstrual é um gatilho importante, principalmente para quem já tem predisposição genética.
Em 70% das mulheres com dor de cabeça nesse período, a causa é enxaqueca menstrual. As dores são intensas, duram mais tempo, causam sintomas debilitantes e, muitas vezes, não respondem aos analgésicos convencionais.
O diagnóstico precoce muda tudo
Identificar corretamente a enxaqueca é fundamental para interromper a progressão da doença. O acompanhamento com um neurologista especializado em cefaleia permite a escolha do tratamento mais eficaz, que pode incluir:
- Medicamentos preventivos orais (uso diário)
- Tratamentos injetáveis:
- Anticorpos monoclonais anti-CGRP
- Bloqueio de nervos periféricos (como o nervo occipital)
Esses tratamentos atuam na neuromodulação, ou seja, ensinam o cérebro a não reagir com dor a estímulos comuns do ambiente ou do corpo.
O bloqueio de nervos: um recurso rápido e eficaz
O bloqueio de nervos é realizado em consultório e tem ação rápida (em até 48h). Pode ser indicado para:
- Enxaqueca
- Cefaleia cervicogênica
- Neuralgia occipital
- Cefaleia em salvas
Prevenção: o segredo para controlar a enxaqueca crônica
A melhor forma de cuidar da enxaqueca é evitar que ela se cronifique. Se você:
- Tem mais de três crises por mês
- Está se automedicando com frequência
- Percebe que os medicamentos já não fazem mais efeito
… então é hora de procurar um neurologista em Jaraguá do Sul. A enxaqueca crônica não deve ser enfrentada sozinha. O tratamento ideal pode incluir mudanças no estilo de vida, técnicas de relaxamento e terapias complementares.