Todos nós experimentamos estresse e, provavelmente, em um momento ou outro, podemos sentir alguma condição induzida por ele. A verdade é que, segundo uma pesquisa de 2015, “Stress in America”, cerca de 31% dos adultos nos Estados Unidos relatam que o estresse tem uma influência forte ou muito forte em nossa saúde física.
Um estudo feito por pesquisadores da Michigan State University nos EUA forneceu uma explicação interessante sobre como o estresse pode afetar a nossa saúde. Para entender melhor os efeitos do estresse sobre o organismo, os pesquisadores investigaram seus impactos sobre os mastócitos, células do sistema de defesa do organismo.
O Papel dos Mastócitos e a Conexão Mente-Corpo
Os mastócitos são células imunes que desempenham um papel fundamental em doenças inflamatórias e alérgicas, incluindo asma, reações alérgicas cutâneas ou alimentares, e até mesmo anafilaxia (uma reação alérgica grave com risco de morte) e lúpus.
O estudo descobriu que essas células se tornam altamente ativadas em resposta a situações estressantes às quais o corpo é exposto; e isso pode causar doenças. Em situações de estresse, uma proteína conhecida como subtipo 1 do receptor do fator de liberação de corticotropina (CRF1) envia sinais para os mastócitos. O CRF1 diz a essas células que liberem substâncias químicas que podem levar a doenças inflamatórias e alérgicas, como síndrome do intestino irritável, asma, alergias alimentares e distúrbios autoimunes como o lúpus.
O que sabemos é que o estresse afeta a conexão mente-corpo e aumenta o risco de muitas doenças. Enquanto novos estudos são necessários, este trabalho é um passo na decodificação de como o estresse pode nos deixar doentes. A equipe de pesquisadores acredita que os resultados podem abrir a porta para novos tratamentos para doenças induzidas pelo estresse através dessas células de defesa.
Para entender melhor como o estresse pode estar afetando sua saúde neurológica e bem-estar geral, é fundamental buscar a orientação de um profissional. A Dra. Erika Tavares, neurologista em Jaraguá do Sul e Joinville, pode auxiliar na avaliação dos sintomas e no planejamento de estratégias para um manejo eficaz do estresse.